sábado, 29 de novembro de 2008

O dicionário do TAZ na MÃO...

Já não é de hoje que o pessoal quando vê a equipe TAZ na MÃO e suas gírias malucas nos perguntam, o que é "O Tei"? Aplica? Équio? Chambiu? Zanga?

Bem, vamos ver se é possível explicar estas gírias malucas que cada vez ganham significados novos:

"É o Tei!"
A palavra "Tei" pode ser utilizada para qq coisa! Por exemplo, vc pode elogiar um jipe bonito com "É o tei!", ou se estiver indicando alguém numa trilha pode pedir "Só um teizinho pra esquerda". 

Além disso vc pode agregar palavras como por exemplo se alguém passa num obstáculo bem, pode comentar "'É o Tei Nervoso...". 

Ah! e vc tbm pode chamar qq um que não saiba o nome por "Tei", ou seja, "Fala Tei!".


"Aplica!"
O "Aplica" tbm tem vários usos, mas na maior parte das vezes é sinônimo para "Acelera", "Vai p$#@!", e até mesmo em situações mais românticas, por exemplo vc pode dizer pra sua namorada:  "Hj eu vou aplicar hein!", ou então depois: "Hj eu apliquei!".

"Équio"
Esta palavra é quase um sinônimo de "Aplica". Por exemplo, vc passa bem num obstáculo "du baralho", aí pode gritar: "É o Équio po#@!".

"Chambiu"
Chambiu serve para vc falar de alguma mulher, normalmente a sua (pra não ter problemas). 
Ou seja, é o sinônimo para aqueles chamativos cafonas do tipo: "Amorzinho", "Amoooor", "Nenêm". Vai chamar sua gata, chama: "Ô Chambiu!"

"Boneca"
É o típico jipeiro que compra um 4x4, deixa ele limpinho e polido pra ir passear com a família no shopping. Porém este adjetivo tbm pode ser utilizado para jipeiros mais experientes, principalmente quando é cagão ou medroso. 
Exemplo, em plena sexta-feira, 19h, um cara está te zoando que faz e acontece na trilha, aí vc chama ele pra ir fazer a Trilha da Casinha de noite. Aí ele diz que a trilha é muito difícil, que tem compromisso no dia seguinte, que o jipe não está bom...Ou seja, é uma "Boneca"!

"Zanga"
A palavra "Zanga" é utiliza principalmente quando tem alguma "Boneca" na trilha que não acelera. Aí vc chega no pé da orelha da bonequinha e grita: "Zanga po%#!", o caboclo fica pressionado a acelerar e em 99,9% dos casos o apoio moral funciona. Quando não funciona, aí pode ser necessário dar um "Teizinho"...

3 comentários:

João Lobo disse...

Muito bom !!! Mais não basta o dicionário. Para as pessoas entenderem mesmo, só passando um dia com a galera do TAZ na MÃO, fazendo aguele churrasco e ouvindo diversas histórias engraçadas !!!
... Lembrete ...
"1a. Trilha de Natal do TAZ na MÃO - 2008".
DIA E LOCAL:
Dia 06/dez (sáb), na Cacaria-Piraí RJ.

Unknown disse...

Impossível não entender com os exemplos.. Esse é o melhor dicionário que eu já vi!!

Beijo a todos!!

Zanga aí, Taz na Mão!!

Ana Cláudia Barcelos

BLOG DO NAT disse...

TAZ na MÃO é tei pacas,tipo; Use e abuse, merecedoura do trófeu Vompla. Equipe que não da´TONHO em ninguém